A minha Lista de blogues

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Contos Portugueses

A VELHA E OS LOBOS

Uma velha tinha muitos netos, um dos quais estava ainda por baptizar. Um dia, a boa velhinha saiu a procurar um padrinho para o seu netinho e no caminho encontrou um lobo que perguntou:
– Onde vais tu, velha?
Ao que ela respondeu:
– Vou arranjar um padrinho para o meu neto.
– Ó velha, olha que eu como-te.
– Não me comas que, quando se baptizar o meu menino, dou-te arroz-doce.
Foi mais adiante e encontrou outro lobo que lhe fez a mesma pergunta e ela deu-lhe a mesma resposta. Depois encontrou um homem que lhe perguntou o que ela ia fazer e, como ela lhe respondesse que ia procurar um padrinho para o seu neto, ele ofereceu-se logo para isso.
Depois a velha contou-lhe o encontro que tinha tido com os lobos e o homem deu-lhe uma grande cabaça e disse-lhe que se metesse dentro dela que assim viria ter a casa sem que os lobos a vissem. A velha meteu-se na cabaça e esta começou a correr, a correr, até que encontrou um lobo que lhe perguntou:
– Ó cabaça, viste por aí uma velha?
– Não vi velha nem velhinha;
Não vi velha nem velhão;
Corre, corre, cabacinha,
Corre, corre, cabação.
Mais adiante encontrou outro lobo que lhe perguntou também:
– Ó cabaça, viste por aí uma velha?
– Não vi velha nem velhinha;
Não vi velha nem velhão;
Corre, corre, cabacinha,
Corre, corre, cabação.
A velha, julgando que já estava longe dos lobos, deitou a cabeça fora da cabaça, mas os lobos que a seguiam, saltaram-lhe em cima e comeram-na.

Fonte: COELHO, Adolfo, Contos populares Portugueses, Leya, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário