A minha Lista de blogues

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Adivinhas





Dão-se muitos em pequeno,
dão-nos tios e avós,
dão-nos os nossos amigos
e também os damos nós.
Dão-se muito de mansinho
pela calada da noite,
e até a dá-los na rua
há já muito quem se afoite.
Tem cinco letras apenas
E I O são as vogais
queira o leitor decifrar
que eu não devo dizer mais.
R: O beijo


Sou careca e parente de carecas,
minha mãe é desdentada
o meu pai é cantador
mas eu não sou da mesma cor.
Quem sou eu?
R: O ovo


Qual é coisa qual é ela que se cria sem comer?
R: A fome

Qual é coisa qual é ela
Que tem três capas de inverno:
A primeira mete medo,
A segunda é lustrosa,
A terceira é amargosa.
R: A castanha


Para andar lhe ponho a capa
E tirei-lha para andar;
Que ele sem capa não anda
nem com ela pode andar.
De que estou a falar?
R: O pião


Altos castelos, lindas janelas, abrem e fecham, ninguém mora nelas.
R: Olhos
Faça sol ou faça frio, ele tem sempre onde morar, veio do mundo senhorio, mas como o pai e o tio não pode a casa alugar.
R: Caracol

Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim.
R: Cenoura

Foi feita para impedir, também para deixar passar, meu dono pode-me abrir que esse nunca vai roubar.
R:Porta

Não sou bonita, mas tenho cabeleira, a minha cabeça é de pau, e sou das limpas e estimada.
R: Escova

Sem comentários:

Enviar um comentário